fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3243-9590
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Como cuidar das plantas no inverno?

As estações do ano exigem que tenhamos bastante cuidado com a natureza, principalmente com as plantas no inverno. Nesse período, elas se tornam muito mais sensíveis e demandam maior atenção em relação à sua durabilidade.

Sendo um país tropical, o Brasil, por conta da sua grande extensão, apresenta diferentes tipos de inverno. Enquanto algumas regiões apresentam um clima mais seco, outras contam com temperaturas úmidas, se, contar aquelas em que o frio dura pouco ou bastante.

Assim sendo, dispensar um cuidado e zelo com as plantas não significa exagero. Se você pretende que elas tenham uma boa longevidade, é importante evitar que elas fiquem expostas a ventos e temperaturas baixas no período noturno. Confira algumas dicas abaixo!

Como o frio danifica as plantas?

Antes de mais nada, é necessário saber que o frio machuca a planta. Como os vegetais contam com, aproximadamente, 80% do peso constituído por água, este elemento é responsável por influenciar o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas.

As células das plantas, através das baixas temperaturas, podem ser afetadas no seu fluido, podendo ocorrer não apenas o seu congelamento, mas também das suas células, inutilizando-a por completo.

Especialmente em locais onde são registrados climas mais frios, a incidência de geadas tende a ser bastante alta, fazendo com que a queda da temperatura venha a produzir uma fina película de gelo, cobrindo toda a planta e queimando a superfície.

Isso ocorre por conta da amplificação dos efeitos da radiação solar, quase sempre fatais para as plantas. Outro fator que influencia bastante na vida útil dos vegetais é o vento, que também leva à sensação da diminuição da temperatura do ambiente.

Não são todas as espécies que sofrem com temperaturas, vale citar. Algumas plantas mediterrâneas conseguem tolerar temperaturas entre 10 a 12ºC, enquanto outras (principalmente as tropicais) atingem entre 20 e 22ºC.

No entanto, também existem plantas que se adaptam perfeitamente aos ambientes frios sem maiores problemas, conseguindo aguentar inclusive temperaturas que chegam a -5ºC. Assim sendo, confira algumas informações para manter as plantas saudáveis no inverno!

Traga suas plantas para dentro

Em períodos mais frios, é necessário trazer plantas que estejam em vasos e plantas suspensas para dentro de casa. Lembre-se de colocar perto da janela aqueles vegetais que precisam de luz solar, cuidando para que eles não fiquem expostos às temperaturas baixas.

Apesar de todos esses cuidados básicos, é importante que você se certifique de que as plantas não estejam com pragas, além de realizar uma limpeza completa em suas folhagens, retirando ramos e folhagens mortos ou doentes.

Cubra as plantas à noite

Procedimento indicado especificamente para plantas tropicais, é ideal que elas sejam cobertas com lonas ou tecidos de TNT no período noturno. Montar uma boa cobertura previne a formação de geada e a ação do vento.

Entretanto, como elas são sensíveis às temperaturas baixas, assim que as primeiras horas do dia surgirem, é necessário retirar esses cobertores, para que as plantas recebam a iluminação correta. 

Escolha plantas de inverno

As plantas que são consideradas “de inverno” são capazes de criar uma “bolsa de ar” em seu exterior, aguentando maior formação de gelo intracelular e inserindo suas folhas em uma menor área de exposição.

Entre as plantas mais indicadas para serem cultivadas em climas frios e invernais, estão o amor-perfeito, boca-de-leão, camélia e hamamélis (conhecida também como flor-do-inverno).

Conclusão

Ao adquirir uma planta nova, não se esqueça de pesquisar sobre suas características e cuidados no cultivo em todas estações. A Flora Horizonte possui inúmeras dicas de cultivo, entre em contato conosco!