fbpx

Qual o significado das cores das flores?

As flores naturalmente possuem um significado muito bom e são dadas em momentos bem especiais. Na natureza cada flor tem um significado e suas cores também. Escolhemos três espécies diferentes para que vocês conheçam um pouco mais sobre o seu simbolismo e também vamos entender como as cores das flores influenciam em seu significado.

Significado das Rosas

As rosas são muito populares e por esse motivo muito simbolismo foi atribuído à elas. Na natureza você encontrará rosas de diversas cores e ainda existem aquelas variações de laboratórios que também são muito bonitas. Cada cor das rosas possui um significado especial e elas podem ser utilizadas em praticamente todas as ocasiões.

As cores mais populares das rosas são o vermelho, branco, roxo, rosa e azul. Vejamos alguns significados de acordo com as suas cores mais populares.

  • Rosas Vermelhas significam a paixão, o amor ardente, sendo estes os significados mais populares da flor, mas elas também representam o respeito, a coragem e a admiração.
  • Rosas Amarelas significam o amor platônico ou o amor entre amigos. Também representa a felicidade.
  • Rosas Brancas são usadas para simbolizar a paz, a inocência e a pureza.
  • Rosas Azuis significam o amor eterno, forte, raro e verdadeiro. Também é presenteada aquela pessoa que está com uma meta considerada impossível.
  • Rosas Cor de Rosa representam o amor e o carinho pela pessoa amada, família ou amigos. Se o rosa forem tonalidade mais escura quer dizer gratidão. 
  • Rosas Lilás são usadas para representar o amor à primeira vista
  • Rosa Roxa é dedicada à todas as pessoas que querem representar o amor de mãe em um arranjo ou buquê.

Significado da Tulipa

Assim como as rosas você encontrará tulipas em diversas cores. Elas são bem resistentes e super práticas de serem cultivadas, por esse motivo a sua popularidade. Popularmente ela é conhecida como “O rei das flores” devido a sua forma que passa a ideia de luxo e requinte, também por ter sido usada pela grande corte no passado.

Naturalmente não vamos encontrar as tulipas aqui no Brasil, pois elas não se adaptam muito bem à climas tropicais. Mesmo não tendo possibilidade de cultivo em nosso país, você encontrará facilmente estas flores entre os meses de março e setembro, pois são os meses mais frios do ano e quando as estufas conseguem produzir um clima que as tulipas precisam para crescer.

  • A tulipa vermelha representa o amor eterno e verdadeiro.
  • A tulipa roxa é dada para aquelas pessoas que querem tranquilidade, paz e também representa a  realeza.
  • A tulipa amarela também representa o amor, mas aqueles impossíveis de acontecer.
  • A tulipa branca é dada para aqueles que queremos pedir perdão.
  • A tulipa laranja significa vitalidade e vigor.

Significado da Flor de Lis

Antigamente era muito comum ver um lírio gravado nos brasões e escudos da realeza francesa, principalmente os do rei Luis VIII. Com o tempo, a flor de lis passou a ser associada à riqueza, poder, soberania, honra e lealdade. Não é uma flor comum vermos um lírio em jardins comuns ou praças justamente por essa significância da flor.

Significado da Flor de Girassol

Esta flor representa a felicidade. A cor amarela por si só já passa uma imagem de alegria e a flor de girassol é sempre ofertada quando alguém quer desejar lealdade, vitalidade, entusiasmo e calor (no seu significado simbólico) para alguém. Ela também pode significar altivez em determinadas ocasiões.

Esta é uma das fores mais utilizadas no Feng Shui, pois ela representa o sol e de acordo com essa crença, as flores de girassol trazem bons fluidos para um ambiente. Você pode usar o girassol tanto em buquês como em arranjos para um ambiente em sua casa. Elas são bem populares e super fáceis de achar no mercado.

Quando você oferta um arranjo de girassol para uma pessoa, você também está desejando sorte e fortuna para esta. Existe uma crença popular na Hungria onde dizem que se colocarem algumas sementes de girassol na janela da casa onde mora mulher grávida, a criança que nascer será homem.

Significado das Cores das Flores

De uma forma geral as flores possuem significância de acordo com as suas cores e seus tipos. Nessa parte vamos saber o que cada cor representa para uma flor independente de qual espécie seja.

  • Flores Brancas: as flores na cor branca trazem a ideia de perdão, paz, inocência, pureza e lealdade.
  • Flores Vermelhas: As fores vermelha são típicas de quem ama. Elas simbolizam o amor de uma forma geral. A cor vermelha está ligada à paixão, atração e fidelidade.
  • Flores Azuis: O azul é a cor celeste e também dos mares. Então as flores nessa cor trazem a ideia de confiança, harmonia, amizade, fidelidade e também de amor assim como as vermelhas.
  • Flores Amarelas: De uma forma geral o amarelo simboliza a alegria e o calor. Para as flores, essa cor está ligada à amizade, o sucesso, a satisfação e a alegria.
  • Flores Verdes: O verde simboliza a esperança e a sorte, então flores desta tonalidade remetem a ideia de prosperidade, dinheiro, fertilidade e crescimento.
  • Flores Laranjas. Laranja é a cor do fogo e as flores desse tom trazem a mensagem de contentamento, festa, fascínio e orgulho.
  • Flores Cor de Rosa: Cor da delicadeza e da jovialidade. As flores rosa representam a beleza, juventude e o amor.

Cores Combinadas de Flores

Existem ainda aquelas espécies que possuem cores mescladas e estas também possuem seu significado e representação no simbolismo das cores. Mesmo se não for uma flor multicolorida, a junção de espécies de cores diferentes em um mesmo arranjo também possui tal significância. Vejamos alguns casos.

  • Flores vermelhas com amarelo: Esta combinação significa felicidade e alegria. São ótimas para serem usadas em festas de verão.
  • Flores vermelhas e brancas – Representa a união e harmonia entre um grupo ou duas pessoas. Ótimas para representarem a família
  • Flores rosa e vermelho – Quer dizer amor e felicidade.